A Williams anunciou hoje a dispensa do brasileiro Bruno Senna para a temporada 2013. Para o seu lugar foi confirmado o atual piloto de testes da equipe, o finlandês Valtteri Bottas. Entretanto, a notícia já era esperada nos bastidores da categoria. Vários fatores contribuíram para a decisão de Sir Frank Williams, mas os principais deles são o baixo desempenho do brasileiro na temporada de 2012, falta de investimento por parte de patrocinadores e a ligação próxima de Bottas com a diretoria da equipe inglesa.
A Williams aproveitou também para confirmar o venezuelano Pastor Maldonado como piloto para 2013. Apesar dos inúmeros erros cometidos, pesaram a seu favor o fato de ter andado a frente de Senna durante toda a temporada, a vitória conseguida no GP da Espanha e os petrodólares da PDVSA.
Diante desse cenário, as esperanças de Bruno ficam restritas a vagas em equipes pequenas como a HRT, Caterham e Marussia. Das equipes de maior porte, apenas a Force India dispõe de uma vaga, que segundo a imprensa européia estaria muito próxima de ser ocupada pelo alemão Adrian Sutil, que já foi piloto da equipe em temporadas anteriores. Sendo assim, os brasileiros Bruno Senna e Luiz Razia correm por fora na busca de um cockpit para o próximo ano.
Bruno Senna deve ficar fora da próxima temporada da Formula 1. |