Uma velha olaria perto do parque Barigui pode ser um passeio muito interessante para os entusiastas de carros antigos. Muitos curitibanos nem sabem que ali fica o Museu do Automóvel de Curitiba. Pois bem, numa tarde ensolarada de sábado, resolvi mais uma vez visitar os simpáticos veteranos de quatro rodas e aqui no blog eu registro minha experiência.
|
Entrada do Museu do Automóvel de Curitiba. |
A entrada do museu não disfarça que ali é uma antiga fábrica, mas a vitrine com um modelo clássico da década de 50 mostra que muita coisa interessante está ali. A entrada custa simbólicos 5 reais e crianças menores de 8 anos não pagam. Passando pela entrada e atravessando o pátio central do museu chegamos ao primeiro salão de exposições. Ali estão expostos alguns carros que chamam a atenção pelo tamanho, como um Chevrolet Impala 1958 vermelho e um Chevrolet Bel Air 1951 verde. Os exagerados Ford's e Chevrolet's contrastam com o discreto, porém elegante Skoda 1102 de 1949 e fabricado na antiga Tchecoslováquia. Um Ford T Pick-up com carroceria em madeira também chama a atenção, assim como duas motos Harley Davidson que estão em exposição.
O ar abandonado do galpão, junto com a temática de antigas bombas de combustível e a iluminação baixa dão um charme ainda maior ao museu. Mas é na segunda parte do salão que estão as duas estrelas da exposição. A primeira delas é um carro que o brasileiro Maurício Gugelmin utilizou na CART (atual Indy) em 2000. O carro da equipe PacWest é um chassis Reynard com motor Toyota V8 Turbo. O carro impressiona pelo tamanho e pela aerodinâmica, com velocidade máxima de 400 km/h. O segundo destaque é a McLaren M23 que foi pilotada por Emerson Fittipladi no seu segundo título na Formula 1 em 1975. O carro possui muita história e está muito bem conservado. A diferença com relação aos carros atuais é enorme, uma vez que esse carro faz parte da geração perigosa da categoria, onde mortes eram muito comuns. O carro é equipado com um motor V8 Ford Cosworth de 500 hp de potência. Nesse mesmo salão ainda estão expostos outros carros importantes, como um Cadillac preto pertencente ao governo do estado do Paraná e mais dois modelos Ford T, um 1920 e outro 1926. Esse modelo ficou famoso por ter sido o primeiro modelo a ser produzido em serie na fábrica de Henry Ford nos Estados Unidos.
|
PacWest Reynard Toyota pilotada em 2000 por Mauricio Gugelmin |
O passeio chegou ao fim, mas é importante ressaltar que o acervo do museu não é fixo e os carros exibidos estão sempre mudando, garantindo que cada vez que se visite modelos diferentes estejam expostos. O endereço do museu é Av. Candido Hartmann, 2300 - Parque Barigui.
Confira abaixo algumas das atrações do museu:
|
Chevrolet Bel Air 1951 |
|
Chevrolet Impala 1951 |
|
Ford T Pick up |
|
|
Formula Indy - PacWest Reynard Toyota 2000 |
|
Formula Indy - PacWest Reynard Toyota 2000 |
|
McLaren M23 1975 |
|
McLaren M23 1975 |
|
Visão interna do museu |
|
Cadillac Modelo 75 ano 1952 |
|
Skoda 1102 1949 |
|
Chevrolet Style Line Wagon 1950 |
|
Os famosos Fordinhos |
|
Vista externa do museu |
por Alessandro Macedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário