Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

Os melhores de dois mundos: Will Power x Sebastian Vettel

   Quem acompanha as duas principais categorias mundiais de monopostos sabe que Will Power e Sebastian Vettel são os dois pilotos mais talentosos em suas respectivas categorias. Dentro das pistas os dois possuem perfis muito parecidos, mas fora dela apresentam diferentes formas de lidar com a pressão. É quase impossível dizer qual dos dois é o melhor, mas se analisarmos cada um separadamente fica mais fácil dizer quem é quem.

Will Power (esq) e Sebastaian Vettel (dir).
 
   Will Power é um piloto australiano de 31 anos que desde de 2005 corre pela Indycar (ou pela extinta Champ Car World Series). Começou a aparecer para o mundo do automobilismo no ano de 2003, correndo pela Formula 3 inglesa. Em 2005 fez testes na Formula 1 pela Minardi, mas preferiu competir pela World Series by Renault e pela extinta A1 World Series. Nesse mesmo ano, Power estreou pela Champ Car World Series, onde realmente se mostrou competitivo. Power era piloto da equipe Team Australia e após ótimos resultados no ano de estreia, chegou em 2006 à sua primeira pole. Mas sua primeira vitória na categoria aconteceu em 2007, no Las Vegas Grand Prix. Em 2008, com a reunificação da IRL e da Champ Car, Power estreou na Indycar Series correndo pela KV Racing, conquistando uma vitória em Long Beach. Chamou atenção da principal equipe da categoria, a Penske, equipe que integra desde 2009. Will soma em seu currículo 16 vitórias na categoria (14 na Indycar + 2 na World Series), 18 poles, e 1 Road Couse Championship.

Will Power entra em 2012 em busca de seu título na Indy.
   Apesar de toda sua habilidade e reconhecido talento, ainda falta a Power um título na categoria. Por duas vezes ficou atrás de Dario Franchitti no campeonato, mesmo se mostrando melhor na pista. Faltou um melhor desempenho nos ovais para que o australiano chegasse ao título. Especialista em circuitos mistos e de rua, Will é um piloto rápido, agressivo, com extremo domínio sobre a máquina, e com bom equilíbrio na pista. Equilíbrio que não se reflete fora dela. Power é famoso por apresentar um certo descontrole, como quando disse em entrevista ao vivo que o piloto Alex Tagliani é um idiota ou ainda quando, descontente com a decisão do diretor de prova, fez gestos obscenos para a torre de controle do circuito.

  Sebastian Vettel, por sua vez, teve uma ascensão mais rápida no automobilismo. O alemão de apenas 24 anos correu pela Formula BMW e Formula 3, sendo que em 2007, com apenas 20 anos, estreou na Formula 1 pela equipe BMW Sauber, conquistando logo na estreia um 8º lugar. No mesmo ano migrou para a Toro Rosso, onde substituiu o americano Scott Speed. No ano seguinte conseguiu sua primeira vitória, no GP da Itália. Em 2009, transferiu-se para a RedBull, onde conseguiu 20 vitórias e os títulos mundiais de 2010 e 2011.

Vettel e sua tradicional comemoração.
  Vettel é um piloto extremamente inteligente e agressivo, mas que possui uma maior dependência da máquina. Em todas as equipes que pilotou, andou à frente de seus companheiros de equipe. Ainda é muito jovem e possui uma carreira promissora na Formula 1.

   Ambos muito talentosos, mas com características diferentes. Sinceramente, não sei dizer quem é o melhor. Mas um duelo entre esses dois seria uma interessante batalha pra se apreciar. E pra você, quem é o melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário