Button no lugar mais alto do pódio. (foto:globo.com) |
Uma corrida muito movimentada marcou a abertura na temporada de Fornula 1 no circuito de Albert Park na Austrália. Os brasileiros não tiveram sorte e após serem discretos acabaram abandonando após se tocarem na pista.
E foi logo na largada que a vitória de Jenson Button começou a se desenhar. Com um excelente início, o piloto da McLaren roubou a ponta do companheiro Lewis Hamilton e passou a ditar o ritmo da corrida. Além dele, destaque para as largadas de Schumacher, que assumiu a 3º posição, para as Ferraris de Alonso e Massa, e também para o mexicano Sergio Perez da Sauber, que largou em último após ser punido, e mesmo assim já ocupava a 12º posição na terceira volta. Por outro lado, Romain Grsojean da Lotus, de quem se esperava muito após o treino classificatório, largou muito mal e logo na volta 3 foi tocado pelo estabanado Pastor Maldonado e teve seu fim de prova decretado após quebra na suspensão dianteira. Outro que não foi bem na largada foi Bruno Senna, que sofreu uma sequência de toques e teve que parar nos boxes precocemente.
O ritmo das McLarens era forte e a dupla de carros prateados já abria vantagem sobre a Mercedes de Michael Schumacher, que ainda sem brilhar após seu retorno teve de abandonar na volta 12 com problemas no cambio. E quem se aproveitou desses abandonos foi o alemão Sebastian Vettel que, sem ter o melhor carro do grid, se aproveitou de abandonos pra encostar nos líderes.
A partir daí o que se viu foi uma acirrada disputa entre carros da Ferrari e da Sauber por posições na parte intermediária, já que os arrojados Kobayashi e Perez movimentavam a corrida com suas manobras para conseguir posições. As McLarens continuavam a abrir vantagem na ponta, até que uma quebra na Caterham do russo Vitaly Petrov provocou a entrada do Safety Car. E quem se aproveitou foi Vettel, que foi aos boxes (a partir deste ano o box permanece aberto mesmo com Safety Car na pista) e ganhou a segunda posição de Hamilton, evitando a dobradinha da equipe inglesa.
Faltando 10 voltas para a bandeirada, Massa e Senna se enroscaram após disputa com Ricciardo e acabaram abandonando a prova em consequência do toque. Outro piloto que não teve sorte foi Maldonado. O Venezuelano fazia uma excelente prova com sua Williams na 6º colocação, mas, ao tentar pressionar Alonso na ultima volta, acabou perdendo o controle de seu carro e bateu violentamente no muro. Ainda na última volta, Rosberg e Perez se tocaram e movimentaram ainda mais o fim da corrida. Enquanto isso, Button caminhava tranquilamente para sua primeira vitória na temporada, seguido por Vettel e Hamilton.
Também vale destacar a boa estréia de Jean-Eric Vergne da STR, que se mostrou tranquilo e estável durante a prova. A próxima corrida da temporada é no próximo fim de semana, em Sepang na Malásia.
Confira a classificação final:
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 2.139
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 4.075
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 4.547
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 21.565
6 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 36.766
7 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 38.014
8 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 39.458
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 39.556
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 39.737
11 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 39.848
12 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 57.642
13 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 1 volta
14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
Não concluíram a prova:
Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 4 voltas / abandono
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 11 voltas / abandono
Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 16 voltas / abandono
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 21 voltas / mecânico
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 47 voltas / câmbio
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 56 voltas / acidente
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 57 voltas / acidente
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - não largou
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - não largou
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 11 voltas / abandono
Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 16 voltas / abandono
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 21 voltas / mecânico
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 47 voltas / câmbio
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 56 voltas / acidente
Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 57 voltas / acidente
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - não largou
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - não largou
Nenhum comentário:
Postar um comentário