Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2012

O que esperar dos pilotos brasileiros em 2012?

   As categorias top do automobilismo mundial estão recheadas de pilotos brasileiros, mas o que esperar de cada um deles? Aqui vai uma listagem dos principais brasileiros divididos por categorias e o que ele podem fazer em 2012.

Indycar Series
Os quatro brasileiros no grid da Indycar em 2012. (reprodução: twitter)
Tony Kanaan: Correndo novamente pela KV Racing, e agora ao lado de seu melhor amigo Rubens Barrichello, o bom baiano sabe todos os atalhos da categoria. O campeão de 2004 certamente brigará por vitórias e é um dos favoritos para a Indianapolis 500 e com certeza mostrará também esse ano uma de suas principais características, as largadas impressionantes.

Helio Castroneves: Perdeu o posto de melhor piloto da equipe Penske desde a chegada de Will Power, mas continua sendo competitivo e, correndo com um dos melhores carros, brigará por vitórias e também pelo título. Tentará sua 4º vitória na Indianapolis 500.

Rubens Barrichello: Novato, mas cheio de experiência, o ex-F1 tem tudo para encantar nos mistos pilotando o Chevy da KV Racing. Os ovais serão novidades e a princípio não devemos esperar muito. Favorito ao prêmio "Hookie of the Year", certamente brigará por vitórias, ainda que um título ainda seja um assunto distante.

Bia Figueiredo: O mínimo que podemos esperar é que ela corra a temporada, pois ainda não está confirmada em nenhum cockpit. Porém, tem conversas adiantadas com a Andretti, que perdeu Danica Patrick, que foi para a Nascar e também Dan Wheldon, que já havia sido confirmado para 2012 na equipe.

Formula 1 
Senna e Massa: ano decisivo para a dupla (imagem: Formula One Management)
Bruno Senna: Já com alguma rodagem pela categoria, mas sem muito sucesso, Bruno tem 1 ano para demonstrar na decadente Williams que tem potencial para ser competitivo. A tarefa não é fácil já que o carro é fraco e o grid muito competitivo. Deve ser freqüentemente visto na parte inferior da classificação.

Felipe Massa: Sem mostrar bons resultados desde 2009, esse ano deverá ser decisivo em sua carreira. Muito pressionado e com um carro longe do ideal, o piloto da Ferrari deverá encontrar dificuldades para superar o companheiro Fernando Alonso. Se não melhorar, deve perder o assento da Ferrari para 2013.
 
GP2 Series
Nasr e Razia: busca por um lugar ao sol. (imagem: globo.com)
Luiz Razia: Pilotando pela equipe Arden e já com algumas experiências na F1 pilotando pela Virgin e pela Caterham, o brasileiro espera consolidar sua carreira em 2012 para ficar mais próximo da F1 em 2013. Mas a tarefa não será fácil, já que o grid da GP2 é muito competitivo.

Felipe Nasr: O brasileiro pilotará para a equipe Dams, que não é lá das mais competitivas na categoria. Deverá ser um ano de superação na busca por bons resultados e maior visibilidade para sua carreira.

Nascar

Piquet e Paludo: companheiros na Nascar Truck Series.

Nelson Piquet Jr.: Guiando uma Silverado para a Turner Motorsports na Truck Series, Nelsinho deve estar freqüentemente no top 10 e muito próximo de trazer vitórias para o Brasil. Já está mais adaptado ao automobilismo americano e promete ser um dos destaques da temporada. Também competirá algumas etapas da Nascar Nationwide Series, também pela Turner.

Miguel Paludo: Companheiro de Nelsinho na Turner, também tem expectativas de bom resultados. Paludo já está muito bem adaptado aos ovais e também lutará por vitórias em 2012. Assim como Nelsinho, participará de algumas etapas da Nascar Nationwide Series.

Piquet Jr. em ação pela Turner. (foto: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário