Pesquisar este blog

sábado, 7 de abril de 2012

44 anos da morte do grande Jim Clark

Jim Clark
   O dia 7 de abril de 2012 marca os 44 anos da morte de um dos maiores talentos que automobilismo mundial já viu. Trata-se do escocês Jim Clark, que fez história na Formula 1 e na Indy pilotando a famosa Lotus verde e amarela com o número 82 em destaque. Jim se tornou piloto ainda em seus 17 anos, contra a vontade de seus pais, e sofrendo com os comentários dos moradores locais que o chamavam de "o idiota da vizinhança". Mas esse menino virou um dos maiores vencedores da história, sendo um dos poucos que reinou na Formula 1 e na Indy, além de também ter corrido pela Nascar.

Jim Clark com sua Lotus nas 500 Milhas de Indianapolis, em 1965.
    Jim teve 24 vitórias e 33 poles na Formula 1, conquistando os títulos mundiais de 1963 e 1965. Na Indy, conquistou a mais desejada vitória no mundo do esporte a motor: As 500 Milhas de Indianapolis de 1965.
Jim morreu em 1968, aos 32 anos. A tragédia aconteceu no tradicional circuito alemão de Hockenheim, quando o escocês perdeu o controle de sua Lotus e bateu contra algumas árvores, na parte da floresta do famoso circuito. A tragédia chocou o mundo do automobilismo, mesmo em uma época em que grandes heróis do esporte perdiam suas vidas na combinação de carros perigosos e circuitos sem segurança.
   Clark deixou um grande legado, lembrado até hoje. No ano passado o brasileiro Tony Kanaan, que corria pela Lotus KV Racing, homenageou o escocês com o carro verde e amarelo e o número 82.

Tony Kanaan e seu carro que homenageou Jim Clark na temporada de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário