A temporada 2012 de F1 começou diferente das duas últimas: o primeiro colocado do grid não era um carro da RedBull. Após dois anos dominando treinos classificatórios e corridas, a equipe austríaca não conseguiu repetir sua supremacia na pré-temporada e nem na primeira corrida do ano. Grande parte disso é consequência de uma alteração no regulamento, limitando a altura do bico para aumentar a segurança do piloto em caso de colisão em "T". Com isso, assim como a maioria das equipes, a RBR optou por manter o antigo projeto de um chassis mais alto, utilizando de um degrau no bico para adequar-se as exigências do regulamento.
Das equipes competitivas, apenas a McLaren optou por um carro mais baixo, já que seus projetos anteriores já contemplavam uma menor distância entre o cokpit e o solo. E parece que opção da equipe inglesa foi mais correta. Apesar de estarmos ainda no início da temporada, os carros da RedBull não conseguiram acompanhar o ritmo das Mclarens no GP da Austrália.
Outro fator importante para o aparente fim do domínio da RBR foi a maior evolução do motor Mercedes. O propulsor da marca alemã demonstrou ótimo desempenho e também se mostrou muito confiável. Assim, o motor Renault que reinou absoluto nos últimos anos parece ter um concorrente à altura.
Entretanto, ainda faltam 19 corridas para o fim da temporada, quando saberemos realmente qual será a equipe a ser batida.
Após a primeira etapa, essa é a classificação de construtores:
1º - McLaren Mercedes 40 pontos
2º - RBR Renault 30 pontos
3º - Sauber Ferrari 12 pontos
4º - Ferrari 10 pontos
5º - Lotus Renault 6 pontos
6º - STR Ferrari 2 pontos
7º - Force India Mercedes 1 ponto
8º - Mercedes 0 pontos
9º - Williams Renault 0 pontos
10º - Marussia Cosworth 0 pontos
11º - Caterham Reanult 0 pontos
12º - HRT Cosworth 0 pontos
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